-
A Saga de Canudos
- Voltar
Categoria
Denominação
Data
2000
Execução
Atividade
Dimensões
64 x 44,5 cm
Técnica
Suporte
Materialidade
Descrição Intrínseca
O cartaz apresenta uma fotografia esmaecida como plano de fundo onde vemos uma multidão de pessoas andando juntas e erguendo foices em direção ao céu. Na parte superior do cartaz temos a inscrição “A SAGA DE CANUDOS” centralizada na imagem em letra de forma estilizada na cor vermelho. Abaixo do título há uma pequena caixa de texto com fundo branco alinhada a direita com a inscrição “Adaptação do ‘Evangelho Segundo Zebedeu’ de César Vieira” em letras pretas com contorno vermelho. No centro do cartaz temos uma ilustração feita a partir de xilogravura na cor preto com alguns detalhes em branco. Há duas figuras que se destacam, uma delas é uma figura humana masculina que possui uma longa barba e veste um manto comprido, seus braços estão abertos e ele carrega em uma das mãos um estandarte. A outra figura de destaque é um dragão estilizado que ocupa a porção central e direita da ilustração, ele possui assas, escamas e uma cauda comprida com a ponta em formato de flecha. Em uma de suas mãos o dragão carrega um tridente e o aponta em direção a figura humana masculina, como se investisse contra ele. Abaixo do dragão principal temos, no canto inferior esquerdo da ilustração, outro dragão menor com caraterísticas semelhantes, mas que olha para o lado oposto do anterior. Atrás da grande figura masculina, abaixo de seu braço e junto ao limite da lateral direita da ilustração, temos outras três figuras estilizadas unidas, com as cabeças uma sobre a outra. A primeira criatura é um esqueleto e é a mais próxima do canto inferior direito da ilustração, acima dela há outra figura que parece humana e usa um chapéu que cobre o rosto até os olhos, acima dela temos a cabeça de uma terceira figura representada por uma caveira. Sobre a cabeça do dragão maior vemos uma pequena igreja em meio as marcas de textura da madeira, características da xilogravura, como se estivesse ao longe na paisagem. Acima da igreja, no que seria o céu da ilustração, temos um grande círculo vermelho como se fosse o sol.
Abaixo da ilustração vemos centralizado no cartaz a inscrição “Criação Coletiva” e logo abaixo a inscrição “Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz” em letras pretas com contorno em vermelho. Uma fina linha vermelha abaixo da inscrição anterior delimita as informações institucionais na porção inferior do cartaz, abaixo dela e alinhada a esquerda temos a inscrição em letras pretas “Financiamento:” e abaixo vemos os logos “FUMPROARTE” e “Prefeitura de Porto Alegre”, também alinhados à esquerda. Na mesma porção do cartaz e alinhado à direita temos a inscrição em vermelho “Prêmio anual de incentivo à produção de Artes Cênicas” e abaixo os logos “Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura” e “Instituto Estadual de Artes Cênicas”.
Condições de Reprodução
As imagens são liberadas para trabalhos escolares. Outros usos mediante autorização conforme a Lei de Direitos Autorais: Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Crédito obrigatório: Acervo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.